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segunda-feira, 21 de junho de 2010

O USO DA INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Mesmo sendo a tecnologia um elemento cultural bastante expressivo, ela precisa ser compreendida em termos das implicações ao seu uso no processo ensino e aprendizagem. Essa compreensão é que permite ao professor integrá-la à prática pedagógica, sendo assim incorporada à sala de aula, à escola, à vida e à sociedade, tendo em vista a construção de uma cidadania democrática, participativa e responsável. Por isso é fundamental que o professor, independente de sua área de atuação, possa conhecer as potencialidades e as limitações pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias.

O uso da internet na escola pode exemplificar a multiciplinalidade de recursos que podem ser utilizados em situações de aprendizagem. Os recursos pedagógicos da internet, a pesquisa, a comunicação e a representação podem perfeitamente ser utilizadas de forma articulada. O importante é o professor conhecer as especificidades de cada um dos recursos para orientar-se na criação de ambientes que possam enriquecer o processo de aprendizagem do aluno.

Segundo Moran, a grande maioria dos alunos brasileiros não possui recursos tecnológicos avançados nem em casa nem na escola, principalmente na escola pública. Para os alunos que têm acesso as novas tecnologias, a escola pode estimular ao máximo a pesquisa ligada ao cotidiano deles, aos seus interesses, à sua vida. Portanto é importante que os professores tenham conhecimento (formação) a respeito das tecnologias, necessárias para a transformação da educação, trazendo novas possibilidades para esse processo, cujo resultado será uma aprendizagem mais eficiente, profunda e mais abrangente.

Iolete Barros Meira

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