Translate

domingo, 16 de outubro de 2011

O Papel do professor

O Papel do professor

O papel do professor é de grande importância na formação educacional principalmente no contexto tecnológico. Mais que ensinar, é acompanhar as mudanças que vem ocorrendo no mundo atual, para também ser um facilitador e orientador dos seus alunos na sala de aula.

Com os avanços das ciências e tecnologias cada vez mais rápidos, os professores, não podem ficar de fora e sim acompanhar as inovações para não correrem o risco de serem substituídos.

Estamos num novo tempo, portanto devemos produzir e gerir conhecimentos e desenvolvê-los nas salas de aulas de forma dinâmica e atrativa, de modo que, crie condições de aprendizagens para meus alunos.

Espero e creio mesmo com algumas resistências por parte de alguns educadores, que as oportunidades de contribuir com as transformações de forma benéfica na educação chegarão e não tardará, pois, com a ajuda do governo federal, as escolas estão cheias de tecnologias através dos seus laboratórios e a existência de biblioteca, sala de DVD e equipamentos como vídeo, rádio, câmera digital, filmadora. E ainda, existem os cursos de formação para nós professores. Cabe agora cada um buscar seus conhecimentos e fazer uso das práticas que contribuirão para as mudanças necessárias.

Segundo Perrenoud, "mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem."
(2000, p. 139). Portanto, o professor deve associar as TIC’s aos métodos ativos de aprendizagem e desenvolver habilidades em relação as tecnologias e também o esforço para assumir uma atitude de reflexão freqüente e sistemática sobre a prática, como também teorias fundamentas em autores de referências.

Autora: Iolete Barros Meira


Nenhum comentário:

Postar um comentário